Essa é uma das passagens mais
difíceis de se entender na Bíblia, por conta do versículo dois, pois se
desenvolveu suposições para a interpretação desse versículo. A questão
principal é saber quem são os "FILHOS DE DEUS", que o texto se
refere.
GENESIS 6:2. Viram os filhos
de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de
todas as que escolheram.
Uns dizem ser anjos caídos que coabitaram com as mulheres da terra e tiveram filhos gigantes.
Outros dizem ser a descendência especial do povo de Deus
Existem 4 razoes para ter cautela nessa passagem.
Ela é difícil no seu vocabulário, na sua sintaxe, com relação com outros textos e com poucos detalhes que nos ajudaria melhor a elucidar todo o mistério.
Existem 3 teorias a respeito dessa passagem
1° teoria: seria que os filhos de Deus eram homens poderosos da época
2° teoria: os filhos de Deus seriam a descendência de Sete
3° teoria: eram seres angelicais
A 1° posição surgiu em meados do século segundo depois de Cristo por eruditos judeus e o pecado referente seria o casamento polígamo com plebeias e os governantes. Essa teoria tem uma força por muitos, pois evita a ideia tão problemática de ter anjos tendo relações sexuais com mulheres. já que nos evangelhos afirmam que anjos não se casam. como diz em Mateus 22:30.
Mas tem uma problemática nesta posição. Em nenhum lugar das escrituras é usado FILHOS DE DEUS para governantes, esta posição é menos aceita hoje em dia na academia.
A 2° posição teria ali a descendência de Sete que seria os FILHOS DE DEUS que estaria entrando em casamentos com a descendência de Caim que seriam as filhas dos homens. Seria os santos contra ímpios, os filhos de Sete representavam a linhagem dos que invocavam o nome do Senhor e enquanto a descendência de Caim era os que fugiram da presença de Deus. O pecado registrado seria o casamento misto entra crentes e descrentes algo que é condenável nas escrituras. Assim isso teria propagado a maldade no mundo.
Essa posição tem um ponto fraco, como o fato que o termo FILHOS DE DEUS nunca é usado para a descendência de Sete enquanto este termo é usado para anjos em outras passagens. Em Jó 1:6 são anjos e já no novo testamento são os crentes regenerados e adotados.
Você poderia ter esta expressão usada para um povo santo no antigo testamento? Desde que o contexto a ponte isso. Os que defendem esta posição dizem que SIM o contexto aponta e esta é a explicação. A justificativa é o relato anterior a gênesis 6 que explana as genealogias quanto a família de Caim como também da família de Sete. Em gênesis 4:17 relata a genealogia de Caim e que ele fugiu para longe do Senhor e teve descendentes que praticavam coisas Maus e indecentes que assassinavam e praticavam a poligamia. Já em gênesis 5:1 o texto volta para mostrar a genealogia de Adão passando por Sete. Perceba que a partir de Genesis 4:26 relata que a partir de Enos os homens começaram a invocar ao Senhor. Somente a geração de Sete relata que eles invocavam ao Senhor. Já a de Caim não fala nada.
Assim você tem o contexto imediato de 2 descendências tendo relações entre si e nada haver relações entre anjos, demônios ou governantes.
Isso explicaria o texto em gênesis 6:5 Que Deus ver a maldade dos homens se multiplicando sobre a terra e a punição que se dar apenas sobre os homens e não sobre anjos ou demônios. Isso corrobora que apenas homens estão registrados nesse contexto.Esta é uma posição viável? certamente que sim. Mas também temos uma 3° posição que também é viável defendida por grandes teólogos na história do mundo.
A 3° posição sendo os FILHOS DE DEUS serem ANJOS, anjos caídos que se casaram ou coabitaram com mulheres humanas. a ofensa a Deus seria eles ter pecado contra o padrão da criação que seria de procriar cada um de acordo com a sua própria espécie. Como está descrito em gênesis 1:24-25. Esta é a visão majoritária dentro do judaísmo. É encontrada no livro de 1°Enoque, na septuaginta, nos manuscritos do mar morto e em Flavio Josefo.
Segundo os defensores desta linha teológica eles falam que em judas e Pedro seguiriam esta visão quando em suas passagens falam de anjos caído e foram punidos por Deus. já que em Judas há uma relação aparentemente próxima entre anjos caídos e Sodoma e Gomorra. Já em Pedro uma relação próxima entre anjos caídos e Noé. O que indicaria (segundo promotores desta linha teológica) que os autores não estariam citando 2 casos de exemplo, mas relacionando 2 casos. Esta visão é fortalecida porque o uso de FILHOS DE DEUS usualmente surge para servir a anjos no novo testamento. Nisso o uso de FILHOS DE DEUS deveria significar também seres angelicais.
Certamente a maior fraqueza desta dessa posição é não explicar a relação do texto com a genealogia anterior e nem explicar por que apenas homens foram punidos e não anjos no texto de gênesis 6. Mas certamente é a posição, mas que teria mais facilidade de explicar a terminologia de FILHOS DE DEUS dentro do contexto. Segundo os defensores identificar FILHOS DE DEUS com anjos caídos seria a melhor escolha.
Talvez a maior objeção que fazem a esta posição é evocar os textos dos evangelhos Mateus 22:30 onde diz que os anjos do céu não se casam e nem se dão em casamento. Quando Jesus estava falando que no céu eles não se casam. Não que eles não teriam a potencialidade ou a capacidade de entrar em conjunção carnal ou memo de procriarem com mulheres humanas.
Ainda mais sabemos que ao longo de todo antigo testamento os Anjos encarnaram e a pareceram em forma humana. Em Sodoma e Gomorra (gênesis 19:4-5) tentaram ter relações com anjos. Portanto estes anjos teriam assumidos uma forma material (assim como estavam com Abraão e com Ló) e ter coabitado com as mulheres. Tendo assim punidos por Deus em uma revelação posterior em Pedro e em Judas seguindo a interpretação majoritária dos judeus.
A Septuaginta traduz do hebraico para o grego como ANJOS DE DEUS.
Os primeiros pais da igreja como Justino Martin, Clemente de Alexandria, Irineu de Lyon, Tertuliano, Atenagóras e Jerônimo. Defendiam a posição que FILHOS DE DEUS aqui eram anjos caídos. Eles afirmam a que mesmo sendo uma leitura muito estranha aos modernos que estão em contato com o texto. Se dar por causa da nossa mentalidade moderna e extremamente racionalista que crê pouco em Milagres e dá sobrenaturalidade da escritura, pois seria está a questão mais literal do texto de acordo com seus proponentes.
AI VOCÊ ME PERGUNTA, QUAL DESSAS POSIÇÕES É A MAIS CORRETA?
A verdade que todas essas posições são viáveis. A primeira certamente é a mais fraca. Mas a segunda e a terceira são defendidas por ótimos profissionais e a própria passagem é difícil como expliquei acima. Em passagens difíceis humildade é a melhor ferramenta que podemos usar.
Mas hoje estou mais inclinado na segundo posição sendo FILHOS DE DEUS uma geração de SETE e FILHAS DOS HOMENS como sendo a geração de CAIM. Principalmente pelos argumentos contextuais que foram colocados aqui. Mas não é algo que não estou disposto a bater o martelo e ponto. Ha ótimos argumentos também do outro lado como sendo ANJOS CAIDOS.
MAS E VOCÊ, O QUE VOCÊ ACHA SOBRE ISSO?