sexta-feira, 14 de outubro de 2022

DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ?

 


O coração de faraó na bíblia é descrito como um coração duro, no hebraico, coração de faraó era um coração de pedra.



(a) Algumas passagens dizem, explicitamente, que foi **DEUS quem endureceu o coração de faraó (Êxodo 4:21 - Êxodo 7:3 - Êxodo 9:12 - Êxodo 10:1 - Êxodo 10:20 - Êxodo 10:27 - Êxodo 11:10 - Êxodo 14:4 - Êxodo 14:8 – Êxodo 14:17 - Romanos 9:18).  

b) Algumas passagens dizem, explicitamente, que foi *FARAÓ quem endureceu o seu coração (Êxodo 8:15 - Êxodo 8:32 - Êxodo 9:34 - 1Samuel 6:6). 

(c) Enquanto outras passagens apenas dizem que o coração de faraó se endureceu (Êxodo 7:13 - Êxodo 7:14 - Êxodo 7:22 - Êxodo 8:19 - Êxodo 9:7 - Êxodo 9:35). 



já em outras passagens elas afirmam que o coração de faraó ficou pesado.




Mas, por que a bíblia descreve o coração de faraó pesado? – A resposta está no fascinante mundo das múmias.

Para entender melhor isso, precisamos compreender como eles viam o juízo final.

Basicamente, os egípcios acreditavam que existia uma vida após a morte, onde os homens eram recompensados ou punidos. Nesse sentido, o Tribunal de Osíris desempenhava um importante papel nos caminhos do além-vida.

Isso explica o hábito dos faraós de serem mumificados com tesouros, riquezas e objetos de valor, porque acreditavam que isso os acompanhariam no além.

Em primeiro lugar, após o falecimento, o indivíduo era conduzido pelo deus Anúbis para se apresentar no Tribunal de Osíris, onde seu destino era decidido.

Esse era um local onde os falecidos sofriam uma avaliação, orientada pelo próprio deus Osíris.




Nele, parte da alma — que era representada pelo coração — era colocada numa balança e seu peso comparado com o da pena da verdade.

O deus Osíris pesava o coração do indivíduo em uma balança. Por fim, caso a balança mostrasse que o coração era mais leve que a pena da
 deusa maat o julgamento seria concluído e o destino decidido. Basicamente, essa compensação significava que o falecido tinha um bom coração, sendo puro e de bem.

Porém, caso a sentença fosse negativa, o coração mais pesado, o falecido era encaminhado para o Duat, um submundo egípcio para os mortos.


conclusão: o Senhor Deus está dizendo que o faraó foi condenado. Que a alma dele não entraria em seu paraíso. Além do coração dele ter ficado duro e obstinado e o Senhor respeitou sua decisão. Também o coração dele ficou pesado. assim perdendo sua chance de entrar no paraíso. 

QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS EM GÊNESIS 6

Essa é uma das passagens mais difíceis de se entender na Bíblia, por conta do versículo dois, pois se desenvolveu suposições para a interpre...