sexta-feira, 28 de outubro de 2022

QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS EM GÊNESIS 6



Essa é uma das passagens mais difíceis de se entender na Bíblia, por conta do versículo dois, pois se desenvolveu suposições para a interpretação desse versículo. A questão principal é saber quem são os "FILHOS DE DEUS", que o texto se refere.

GENESIS 6:2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Uns dizem ser anjos caídos que coabitaram com as mulheres da terra e tiveram filhos gigantes.

Outros dizem ser a descendência especial do povo de Deus


Existem 4 razoes para ter cautela nessa passagem.

Ela é difícil no seu vocabulário, na sua sintaxe, com relação com outros textos e com poucos detalhes que nos ajudaria melhor a elucidar todo o mistério.



Existem 3 teorias a respeito dessa passagem

1° teoria: seria que os filhos de Deus eram homens poderosos da época

2° teoria: os filhos de Deus seriam a descendência de Sete

3° teoria: eram seres angelicais


1° posição surgiu em meados do século segundo depois de Cristo por eruditos judeus e o pecado referente seria o casamento polígamo com plebeias e os governantes. Essa teoria tem uma força por muitos, pois evita a ideia tão problemática de ter anjos tendo relações sexuais com mulheres. já que nos evangelhos afirmam que anjos não se casam. como diz em Mateus 22:30.

Mas tem uma problemática nesta posição. Em nenhum lugar das escrituras é usado FILHOS DE DEUS para governantes, esta posição é menos aceita hoje em dia na academia. 


A 2° posição teria ali a descendência de Sete que seria os FILHOS DE DEUS que estaria entrando em casamentos com a descendência de Caim que seriam as filhas dos homens. Seria os santos contra ímpios, os filhos de Sete representavam a linhagem dos que invocavam o nome do Senhor e enquanto a descendência de Caim era os que fugiram da presença de Deus. O pecado registrado seria o casamento misto entra crentes e descrentes algo que é condenável nas escrituras. Assim isso teria propagado a maldade no mundo.

Essa posição tem um ponto fraco, como o fato que o termo FILHOS DE DEUS nunca é usado para a descendência de Sete enquanto este termo é usado para anjos em outras passagens.  Em Jó 1:6 são anjos e já no novo testamento são os crentes regenerados e adotados.

Você poderia ter esta expressão usada para um povo santo no antigo testamento? Desde que o contexto a ponte isso. Os que defendem esta posição dizem que SIM o contexto aponta e esta é a explicação. A justificativa é o relato anterior a gênesis 6 que explana as genealogias quanto a família de Caim como também da família de Sete. Em gênesis 4:17 relata a genealogia de Caim e que ele fugiu para longe do Senhor e teve descendentes que praticavam coisas Maus e indecentes que assassinavam e praticavam a poligamia. Já em gênesis 5:1 o texto volta para mostrar a genealogia de Adão passando por Sete. Perceba que a partir de Genesis 4:26 relata que a partir de Enos  os homens começaram a invocar ao Senhor. Somente a geração de Sete relata que eles invocavam ao Senhor. Já a de Caim não fala nada.

Assim você tem o contexto imediato de 2 descendências tendo relações entre si e nada haver relações entre anjos, demônios ou governantes. 

Isso explicaria o texto em gênesis 6:5 Que Deus ver a maldade dos homens se multiplicando sobre a terra e a punição que se dar apenas sobre os homens e não sobre anjos ou demônios. Isso corrobora que apenas homens estão registrados nesse contexto.

Esta é uma posição viável? certamente que sim. Mas também temos uma 3° posição que também é viável defendida por grandes teólogos na história do mundo.


A 3° posição sendo os FILHOS DE DEUS serem ANJOS, anjos caídos que se casaram ou coabitaram com mulheres humanas. a ofensa a Deus seria eles ter pecado contra o padrão da criação que seria de procriar cada um de acordo com a sua própria espécie. Como está descrito em gênesis 1:24-25. Esta é a visão majoritária dentro do judaísmo. É encontrada no livro de 1°Enoque, na septuaginta, nos manuscritos do mar morto e em Flavio Josefo. 

Segundo os defensores desta linha teológica eles falam que em judas e Pedro seguiriam esta visão quando em suas passagens falam de anjos caído e foram punidos por Deus. já que em Judas há uma relação aparentemente próxima entre anjos caídos e Sodoma e Gomorra. Já em Pedro uma relação próxima entre anjos caídos e Noé. O que indicaria (segundo promotores desta linha teológica) que os autores não estariam citando 2 casos de exemplo, mas relacionando 2 casos. Esta visão é fortalecida porque o uso de FILHOS DE DEUS usualmente surge para servir a anjos no novo testamento. Nisso o uso de FILHOS DE DEUS deveria significar também seres angelicais. 

Certamente a maior fraqueza desta dessa posição é não explicar a relação do texto com a genealogia anterior e nem explicar por que apenas homens foram punidos e não anjos no texto de gênesis 6. Mas certamente é a posição, mas que teria mais facilidade de explicar a terminologia de FILHOS DE DEUS dentro do contexto. Segundo os defensores identificar FILHOS DE DEUS com anjos caídos seria a melhor escolha. 

Talvez a maior objeção que fazem a esta posição é evocar os textos dos evangelhos Mateus 22:30 onde diz que os anjos do céu não se casam e nem se dão em casamento.  Quando Jesus estava falando que no céu eles não se casam. Não que eles não teriam a potencialidade ou a capacidade de entrar em conjunção carnal ou memo de procriarem com mulheres humanas. 

Ainda mais sabemos que ao longo de todo antigo testamento os Anjos encarnaram e a pareceram em forma humana. Em Sodoma e Gomorra (gênesis 19:4-5) tentaram ter relações com anjos. Portanto estes anjos teriam assumidos uma forma material (assim como estavam com Abraão e com Ló) e ter coabitado com as mulheres. Tendo assim punidos por Deus em uma revelação posterior em Pedro e em Judas seguindo a interpretação majoritária dos judeus. 


A Septuaginta traduz do hebraico para o grego como ANJOS DE DEUS. 

Os primeiros pais da igreja como Justino Martin, Clemente de Alexandria, Irineu de Lyon, Tertuliano, Atenagóras e Jerônimo. Defendiam a posição que FILHOS DE DEUS aqui eram anjos caídos. Eles afirmam a que mesmo sendo uma leitura muito estranha aos modernos que estão em contato com o texto. Se dar por causa da nossa mentalidade moderna e extremamente racionalista que crê pouco em Milagres e dá sobrenaturalidade da escritura, pois seria está a questão mais literal do texto de acordo com seus proponentes. 


AI VOCÊ ME PERGUNTA, QUAL DESSAS POSIÇÕES É A MAIS CORRETA?

A verdade que todas essas posições são viáveis. A primeira certamente é a mais fraca. Mas a segunda e a terceira são defendidas por ótimos profissionais e a própria passagem é difícil como expliquei acima.  Em passagens difíceis humildade é a melhor ferramenta que podemos usar. 

Mas hoje estou mais inclinado na segundo posição sendo FILHOS DE DEUS uma geração de SETE e FILHAS DOS HOMENS como sendo a geração de CAIM. Principalmente pelos argumentos contextuais que foram colocados aqui. Mas não é algo que não estou disposto a bater o martelo e ponto. Ha ótimos argumentos também do outro lado como sendo ANJOS CAIDOS.

MAS E VOCÊ, O QUE VOCÊ ACHA SOBRE ISSO? 







sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O escaravelho e o coração de pedra

 



Na cultura egípcia também tem o juízo final, representado por uma balança que de um lado ficava o coração do indivíduo e do outro a pena da verdade da deusa maat, o coração tinha que ser sincero (mar haruth) mas eles tentavam burlar isto. Na hora da mumificação eles tiravam o coração de carne e colocavam um de escaravelho de pedra no lugar.

 E pedra não fala nada, é muda, ela não denuncia, não entregaria seus pecados. Independente da sua vida de erros e pecados, ele ficaria bem no dia do juízo final.

 Agora você entende que tantas vezes DEUS não queria que tivéssemos um coração de pedra, mas um coração de carne.

 

Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Ezequiel 36:25-26

 

E Paulo novamente replica sobre isso:

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Hebreus 3:7-8


Um coração de pedra poderia ser garantia para os egípcios, mas é perdição para os que conhece a palavra de DEUS.

 

A Santidade e o Coração

A palavra coração em é hebraico é לב (Lev). Toda vez que na Bíblia Sagrada fala de coração, é Deus falando que quer que nós guardemos toda a Sua palavra e vivamos tudo o que Ele tem ensinado. 

 

Quando observamos os cincos primeiros Livros da Bíblia que são chamados de Torah (Ensinamentos, Lei – no sentido de orientação para uma vida que agrada a Deus): בראשית Bereshit (Gênesis) / שמות Shemot (Êxodo) / ויקרא Vayicrá (Levítico) / במדב Bemidbar (Números) e דברים Devarim (Deuteronômio), vemos uma revelação de Deus para as nossas vidas.

 

Quando lemos a primeira palavra do primeiro Livro de Gênesis, vemos a palavra que traz o nome do Libro: בראשית (Bereshit). A primeira letra desta palavra é ת (Beit ou Veit).

 

O último livro da Torah é chamado no hebraico de דברים Devarim, que na versão grega traz o nome de Deuteronômio. A última palavra do último capítulo de Deuteronômio é ישראל – Yisra’el (Israel). A última letra desta palavra é ל (Lamed).

 

O hebraico é escrito e lido da direita para a esquerda, e quando juntamos estas duas letras, temos a palavra revelada: לב (Lev) CORAÇÃO.

 Para entendermos melhor este propósito divino para a santificação de nossas vidas, leremos o seguinte versículo da Palavra de Deus:

 

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.

 Hebreus 8:10

 

Logo, descobrimos que a santificação de nossas vidas, virá somente a partir do momento em que decidimos guardar toda a Palavra de Deus em nossas vidas.

DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ?

 


O coração de faraó na bíblia é descrito como um coração duro, no hebraico, coração de faraó era um coração de pedra.



(a) Algumas passagens dizem, explicitamente, que foi **DEUS quem endureceu o coração de faraó (Êxodo 4:21 - Êxodo 7:3 - Êxodo 9:12 - Êxodo 10:1 - Êxodo 10:20 - Êxodo 10:27 - Êxodo 11:10 - Êxodo 14:4 - Êxodo 14:8 – Êxodo 14:17 - Romanos 9:18).  

b) Algumas passagens dizem, explicitamente, que foi *FARAÓ quem endureceu o seu coração (Êxodo 8:15 - Êxodo 8:32 - Êxodo 9:34 - 1Samuel 6:6). 

(c) Enquanto outras passagens apenas dizem que o coração de faraó se endureceu (Êxodo 7:13 - Êxodo 7:14 - Êxodo 7:22 - Êxodo 8:19 - Êxodo 9:7 - Êxodo 9:35). 



já em outras passagens elas afirmam que o coração de faraó ficou pesado.




Mas, por que a bíblia descreve o coração de faraó pesado? – A resposta está no fascinante mundo das múmias.

Para entender melhor isso, precisamos compreender como eles viam o juízo final.

Basicamente, os egípcios acreditavam que existia uma vida após a morte, onde os homens eram recompensados ou punidos. Nesse sentido, o Tribunal de Osíris desempenhava um importante papel nos caminhos do além-vida.

Isso explica o hábito dos faraós de serem mumificados com tesouros, riquezas e objetos de valor, porque acreditavam que isso os acompanhariam no além.

Em primeiro lugar, após o falecimento, o indivíduo era conduzido pelo deus Anúbis para se apresentar no Tribunal de Osíris, onde seu destino era decidido.

Esse era um local onde os falecidos sofriam uma avaliação, orientada pelo próprio deus Osíris.




Nele, parte da alma — que era representada pelo coração — era colocada numa balança e seu peso comparado com o da pena da verdade.

O deus Osíris pesava o coração do indivíduo em uma balança. Por fim, caso a balança mostrasse que o coração era mais leve que a pena da
 deusa maat o julgamento seria concluído e o destino decidido. Basicamente, essa compensação significava que o falecido tinha um bom coração, sendo puro e de bem.

Porém, caso a sentença fosse negativa, o coração mais pesado, o falecido era encaminhado para o Duat, um submundo egípcio para os mortos.


conclusão: o Senhor Deus está dizendo que o faraó foi condenado. Que a alma dele não entraria em seu paraíso. Além do coração dele ter ficado duro e obstinado e o Senhor respeitou sua decisão. Também o coração dele ficou pesado. assim perdendo sua chance de entrar no paraíso. 

domingo, 9 de outubro de 2022

O HUMOR NA BÍBLIA

QUEM DIRIA QUE ATÉ MESMO NOSSO CRISTO TAMBÉM USOU DO HUMOR PARA SEUS SEGUIDORES


O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo. A palavra humor surgiu com os antigos gregos. Naqueles tempos, o termo humor representava qualquer um dos quatro fluidos corporais (ou humores) que se considerava serem responsáveis por regular a saúde física e emocional humana. 

Para mostrar-nos que a vida não é a ferro e fogo. Mas com uma pitada de humor compreendemos e aceitamos melhor nossas falhas e abrimos espaço para mudança.

Sobretudo nos livros Sapienciais, encontramos uma série de máximas para ler com um riso nos lábios, porque colocam-nos a nu descaradamente.

Provérbios 22
24Não te associes com quem vive de mau humor, nem caminhes em companhia da pessoa iracunda; 25para que não te acostumes com seus modos, e não acabes caindo em uma cilada mortal. …

Não consultes uma mulher ciumenta sobre a sua rival,
um medroso sobre a guerra,
um negociante sobre os negócios,
um comprador sobre uma coisa para vender,
um invejoso sobre a gratidão,
um egoísta sobre a bondade,
um preguiçoso sobre qualquer trabalho,
um criado preguiçoso sobre uma grande tarefa! (Eclesiástico 37,11)

Ao lermos este conselho no Livro do Eclesiástico rimo-nos por que reconhecemos a nossa realidade, mas o riso depura-nos, abre-nos a uma consciência profunda de nós mesmos. O riso serve de espelho: em vez de andarmos num esconde-esconde de aparências, dá-nos a possibilidade de uma contemplação desdramatizada que construtivamente nos incita à mudança.

O preguiçoso diz:
"anda uma fera no caminho, um leão na estrada! ”
Como a porta gira sobre os seus gonzos,
Assim o preguiçoso no seu leito.

O preguiçoso mete a mão no prato,
Mas cansa-se de a levar à boca (Provérbios 26,13-15)

Goteira a pingar em dia de chuva,
e mulher briguenta, tudo é a mesma coisa. (Provérbios 27,15)

A sanguessuga tem duas filhas,
que se chamam: “Dá-me, dá-me” (Provérbios 30,15)

O Eclesiástes e os Provérbios estão cheios de máximas muito inspiradas pelo humor oriental, talvez em alguns aspectos um tanto divergente do nosso. Mas o importante é dar-se conta que o riso é uma forma sábia de entrarmos em nós próprios, na nossa realidade, e quebrarmos a falsa solidez das aparências, ousando vermo-nos como somos. Nesse sentido, o riso tem uma função sapiencial: é um indutor de sabedoria espiritual, conduz-nos a ela.

Ex:

Lucas 11:11-13 ARA

Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?

 

É com o humor e leveza que todos aceitam o ensinamento mesmo sendo chamado de MAU. Jesus tinha um bom humor, uma sagacidade em seus ensinos que confundiam seus inimigos.

 

Sejamos como jesus, leves e desprendidos de pequenez.


quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Eli Eli Eli Lama Sabachthani? “Eli, Eli” ou “Eloí, Eloí”?

 



Eli Eli Eli Lama Sabachthani refere-se a:

As palavras de abertura do Salmo 22, traduzida como "Meu Deus, meu Deus, por que tu me abandonaste".

 

“Eli, Eli” ou “Eloí, Eloí”?

Os estudiosos acreditam que a palavra “Eloí” que aparece no texto de Marcos, seja uma transliteração grega do termo aramaico ‘Elahi, com a fonética possivelmente alterada para ‘Elohi devido a pronúncia. Seria algo semelhante ao que ocorre originalmente no texto de Daniel 6:22,23.

 

Já o texto de Mateus traz a palavra “Eli”, que translitera o hebraico ‘Eli, que também era uma forma muito usada em aramaico. Então, “Eli” e “Eloí” são as formas hebraica e aramaica para “meu Deus”.

 

Assim, a dúvida é a seguinte: Jesus pronunciou essa palavra em hebraico ou em aramaico?

 

Possivelmente a frase pronunciada por Jesus tenha sido em aramaico nativo da Galileia, e não em hebraico. Todavia, essa e uma discussão muito difícil de ser esclarecida, até porque documentos históricos, como os de Qumran, indicam que uma forma de hebraico, profundamente influenciada pelo aramaico, pode ter sido falada na Palestina nos dias de Jesus.

 

A sequência da frase está em aramaico, porém em nossas traduções geralmente aparece a palavra hebraica “lama” ao invés do aramaico “lema“, utilizado nos melhores manuscritos gregos. Seja como for, nos dois casos o significado é o mesmo: “por quê”.

 

A última palavra, “sabactâni”, é uma transliteração de um termo aramaico, e vem do verbo que significa “deixar”, “abandonar” e “desamparar”.

QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS EM GÊNESIS 6

Essa é uma das passagens mais difíceis de se entender na Bíblia, por conta do versículo dois, pois se desenvolveu suposições para a interpre...